A ideia de um videogame controlado pela mente parece algo futurista nos dias de hoje, mas na década de 80 a Atari já tentava fazer disso realidade com seu incrível projeto Mindlink.O controle consistiria em uma faixa, com sensores e transmissores infravermelhos, que ficaria posicionada na cabeça do jogador, como uma bandana.
O Mind link não funcionaria com leituras de ondas cerebrais, como filmes de ficção sugerem, mas sim com a identificação de movimentos musculares na testa e sobrancelhas do jogador. Ou seja, a ideia é que, depois que o usuário se acostumasse com o novo controle, os movimentos passariam a ser inconsciente e o jogador faria tudo com o pensamento.O novo controle nunca chegou a ser testado oficialmente, mas alguns protótipos foram distribuídos para um pequeno grupo de pessoas que, após jogar com o Mindlink, relataram dores de cabeça, por mover muito as sobrancelhas.
Provavelmente devido à experiência desses jogadores, e outras pequenas falhas do controle, o projeto foi descontinuado. Deixando apenas alguns exemplares para os museus de videogames.Dois jogos estavam em produção para o novo controle, uma cópia de Breakout, chamada Bionic Breakthrough e um jogo de adivinhação chamado Mind Maze. Ambos estavam no final de produção, mas nunca foram lançados, já que o controle também não foi.
Redação: João Victor Martins