Em Private Eye você controla o detetive Touche, que possui vários casos para solucionar, antes que o tempo acabe. O jogador deve percorrer os diversos cenários investigando pessoas, desviando de obstáculos e tentando recuperar os objetos roubados e o ladrão que os pegou.Existe um limite de tempo para cada um dos cinco casos, para fazer tudo a tempo, o jogador possui um carro especial, que, além de andar rápido, pode saltar, evitando que Touche seja atingido por diversos objetos que são lançados contra ele.
Após recuperar um objeto roubado, o jogador deve levá-lo de volta para seu local de origem (caso seja uma arma, para a loja de armas, caso seja um vaso, para o museu, e assim vai). O problema é que existem muitos cenários no jogo, tornando a tarefa de levar o item roubado de voltar complicada, a não ser que o jogador tenha memorizado o mapa. Após recuperar o objeto, é hora de ir atrás do bandido.Existem cinco casos no jogo, cada um com maior dificuldade, leia-se mais telas de jogo, que podem variar de 32 a 248. Além da dificuldade de ter mais cenários, o jogo cria quase tudo randomicamente, fazendo com que cada jogo seja inédito para o jogador.
Caso o jogador conseguisse completar todas as missões do jogo, a Activision lhe premiaria com o patch (adesivo de condecoração) Super Sleuth.
Produtor: Bob Whitehead
Distribuidor: Activision