Enquanto atravessa o deserto, o jogador encontrará diversos tesouros e inimigos, como escorpiões, bandidos ou mercadores, que podem lhe oferecer artefatos importantes, ou simplesmente lhe roubar.
É importante que você tente coletar todos os tesouros possíveis, pois caso não possua um artefato que certo deus exige, você ficará preso no jogo. O que pode lhe frustrar caso esteja próximo do fim.
Seu objetivo é chegar ao Templo de Rá, onde você poderá ofertar seus tesouros e artefatos coletados para que ele livre o Egito de uma grande maldição.À primeira vista, Riddle of the Sphinx parece um jogo de tiro como qualquer outro mas, muito pelo contrário, o jogo é um dos mais complexos jogos de aventura criados para o Atari 2600, fazendo com que o jogador lide com diversas variáveis que podem fazê-lo perder o jogo a qualquer momento como um bandido de boa mira, o dano forte de um deus, ou até a sede causada pelo deserto.
Os oásis cessarão sua sede, o tempo ira curar suas férias e os desafios aumentarão sua força interior.Assim como Raiders of the Lost Ark, Riddle of the Sphinx utiliza o primeiro controle para movimentar o personagem e o segundo para movimentação entre os itens coletados.
Produtor: Bob Smith, Rob Fulop
Distribuidor: Imagic